geekices, humor

A pior tradução de sempre do Star Wars Episode III


link para o youtube

Os asiáticos têm fama de fazer más traduções para inglês e há mais que motivos para isso. Nas cópias manhosas de filmes a coisa não muda, como se apercebeu Jeremy Winterson depois de comprar o DVD do filme Star Wars Episode III em Shangai.

Jeremy tem publicado no seu blog várias fotos das traduções hilariantes que acompanham este DVD, e até um vídeo da introdução épica da Guerra das Estrelas com o texto que surge em inglês traduzido para palavras aleatórias também em inglês. É de chorar a rir!

Traduções para o filme Star Wars Episode III que nada têm a ver com o que se está a passar, cortesia de um pirata de Shangai

O DVD é, claro, uma cópia pirata do filme. Não fosse isso, hoje não teríamos uma colecção de imagens hilariantes como a que Jeremy construiu graças a este DVD. É uma vantagem da pirataria: faz-nos rir, o que por sua vez nos ajuda a ficar mais bem dispostos no geral e acaba por ter impacto na produtividade, bem-estar e saúde em geral. Mas é só uma teoria. ARGH!

dicas, software livre

Gnome 3.4 já disponível e como o instalar em Ubuntu

Screenshot do meu desktop com Gnome Shell 3.4

A mais recente versão do Gnome foi disponibilizada ontem e já pode ser instalada em Ubuntu. Mas, antes de passarmos à instalação, fica um pequeno resumo das novidades:

  • Wallpaper dinâmico (isto é, ajusta a iluminação da imagem de fundo consoante a hora do dia);
  • Melhoramentos no interface das aplicações Contacts, Documents, gestão de discos e browser;
  • Melhor suporte para chamadas de vídeo através do Empathy;
  • Scrollbars mais finas;
  • Scroll mais suave;
  • Etc, etc, etc.

Apesar de todos os melhoramentos a nível do interface, continuo a achar o tema padrão feio e tosco. Recomendo vivamente uma alteração do tema, quer do GTK, quer da Shell. Podem ver uma boa selecção no Deviantart, por exemplo.

Agora, à parte que aposto que vos interessa mais: a instalação. Estas instruções aplicam-se ao Ubuntu 11.10 e não garanto que funcionem, nem tão pouco que não vos rebente o interface gráfico. Se as decidirem seguir, estão por vossa conta e risco; eu não me responsabilizo se algo correr mal, porque nem sequer sou eu quem mantém os PPAs utilizados nas instruções.

Então, sem mais demoras, para instalarem a nova versão do Gnome devem inserir os seguintes comandos na nossa amiga consola:

  • sudo add-apt-repository ppa:ricotz/testing
  • sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
  • sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade
  • sudo apt-get install gnome-shell

Boa sorte e que Stallman esteja convosco.

geekices

Feliz Document Freedom Day

Hoje, 28 de Março, celebra-se mais um Document Freedom Day um pouco por todo o mundo e Portugal, apesar da crise e da austeridade. O evento por terras lusas vai ocorrer às 20 horas, no restaurante La Rúcula, em Lisboa. Será apenas um jantar informal, onde todos os interessados são bem-vindos.

O local é o seguinte:
La Rúcula – Ristaurante Italiano
Rossio dos Olivais
Parque das Nações
1990-231 Lisboa

Se precisarem de ajuda para chegar ao local, podem ver a localização do restaurante no Google Maps; basta clicar aqui.

Infelizmente não posso ir porque calha a um dia de semana, saio do trabalho à hora que começa o jantar e só o tempo de viagem até Lisboa seria o tempo do jantar terminar. A todos os que vão, bom jantar, boa conversa e vão relatando, também com imagens, como tudo corre.

curiosidades

Um espirógrafo com dois gira-discos

Espirógrafo feito com gira-discos

Durante a minha infância – e certamente também na de vários leitores – havia um brinquedo chamado Espirógrafo. Isto não era mais que um conjunto de peças plásticas com várias formas, que permitia criar desenhos de padrões curvados conhecidos na matemática como hipotroclóides e epitroclóides.

Possivelmente inspirado no Espirógrafo, Robert Howsare criou uma máquina de desenho com resultados semelhantes, através da utilização de outros materiais. Estes foram: dois gira-discos usados, ripas de madeira, parafusos, uma mola para a roupa e uma caneta.

No vídeo, o desenho criado parece ser feito com a mesma rotação dos dois gira-discos. Tal como com o Espirógrafo, os resultados variavam consoante as formas e/ou combinações de formas utilizadas. Ao ser introduzido um simples diferenciamento das rotações por minuto de cada prato, o resultado será distinto do anterior.

via Dude Craft

geekices

A história da superfície lunar

A lua nem sempre teve a aparência que hoje lhe conhecemos. Tal como o rosto da Lili Caneças antes do peeling, a marca do tempo – e o impacto de muitos objectos espaciais ao longo de vários milénios, algo que tanto quanto sei não afectou a socialite – moldou-lhe o aspecto. No entanto, graças à sonda Lunar Reconnaissance Orbiter, da Nasa, já podemos ver o aspecto da lua ao longo da sua existência.

via Ainda a Pensar

curiosidades

Luvas com LEDs para ciclistas

Early Winter Night Biking Gloves, por Irene Posch

Se andam de bicicleta à noite, a sinalização de mudança de direcção não é das coisas mais práticas de fazer. Pela minha experiência, é das coisas mais perigosas que se pode fazer, porque basta estar a passar um automobilista mais distraído para que a viragem à esquerda ou direita corra mal.

A pensar nestas situações, Irene Posch criou as Early Winter Night Biking Gloves, umas luvas para ciclistas que contém LEDs que se ligam quando se fecha a mão. Isto é possível graças à utilização de fios condutores nos dedos e na palma das luvas, o que também permite que elas sejam usadas em equipamentos com touchscreen. Ao fechar a mão, os fios entram em contacto, criando o circuito necessário para ativar os LEDs dispostos em forma de seta.

A alimentação dos LEDs é feita através de uma pequena pilha de 3V- daquelas espalmadas, como nos relógios -, escondida na baínha das luvas. Talvez o próximo modelo já inclua um sistema de aproveitamento de energia gerada através da fricção ou outro método mais ecológico e económico.

via Laughing Squid

curiosidades

Wagga Wagga, a cidade das aranhas

Lutando pela sobrevivência, as aranhas da cidade australiana de Wagga Wagga ocuparam toda a vegetação em redor para fugir à pior cheia que atingiu a cidade nos últimos anos

Devido a uma cheia que aconteceu durante esta semana, a pior dos últimos anos a atingir a zona, a cidade australiana de Wagga Wagga foi evacuada e os seus 9000 residentes tiveram que procurar temporariamente outras paragens. Para trás ficaram as aranhas que, sem pessoas à vista e movidas pelo instinto de sobrevivência, ocuparam toda a vegetação alta numa tentativa de escapar à fúria das águas. Esta reacção dos aracnídeos resultou num manto branco por toda a zona, lembrando vários filmes de terror.

via io9

geekices

Tendência de crescimento dos serviços de VOD e TV Online em França invertida

Cartoon sobre Copyright, da autoria de Ted Goff

Um artigo publicado hoje no site Torrent Freak dá conta de um aumento da procura dos serviços “autorizados” de TV Online e VOD (Video On Demand) em França, após o encerramento do mediático Megaupload. Os dados são da Hadopi, a autoridade francesa para a perseguição de alegados infratores de direitos de autor, que afirma que o crescimento médio foi de 26% mas semanas que se seguiram ao fim do site.

A suportar os dados apresentados pela Hadopi, existem declarações de alguns grupos que oferecem estes serviços. O Canal+ reportou um crescimento de 20% das vendas no seu serviço de VOD, ao passou que o TF1 afirmou ter tido um aumento na procura na ordem dos 40%.
Continue reading

dicas, geekices

Gow: ferramentas do projecto GNU em Windows

Gow - GNU on Windows

Quando se pretende utilizar o conjunto de ferramentas de userland do projecto GNU, o Cygwin é a opção mais conhecida. No entanto, para quem pretende apenas os utilitários mais populares deste projecto, o Gow, criado e mantido por Brent R. Matzelle, oferece uma alternativa mais leve.

Gow significa GNU on Windows e, tal como o projecto em que se baseia, é um acrónimo recursivo. Neste utilitário, com aproximadamente 10MB, irão encontrar os vossos utilitários preferidos. Algumas das aplicações incluídas são: bash, grep, putty, bzip2, gawk, grep, egrep e curl. A lista completa, juntamente com as versões utilizadas, está disponível aqui.

Como qualquer aplicação para Windows, o Gow vem com um instalador com os habituais “seguinte, seguinte, seguinte”, o que torna a instalação das mais de 100 aplicações incluídas num processo bastante familiar. Se estavam reticentes, não se preocupem porque não é necessário compilar nada. Também, os binários são adicionados à variável de ambiente PATH, para que possam ser acedidos facilmente através da linha de comando do sistema.

via Free Software Magazine