música

Lado B, mais uma vez

Depois de há uns meses o Pedro Esteves ter anunciado o fim do seu podcast, o Lado B, eis que soube que ele está de volta. Folgo em saber que este projecto, para mim o melhor podcast de música nacional, afinal fez somente uma pequena pausa e voltou cheio de força. E em que boa altura ele voltou.

curiosidades

O chão em 3D

giz4.jpg

Longe vai o tempo em que a única coisa que se fazia, no chão, com giz era quadrados para o jogo da macaca. Só mesmo o pessoal mais hardcore é que arriscava fazer algum desenho, sempre rudimentar mas bastante complexo aos olhos de crianças de 5 anos. Nesta idade, qualquer risco, por mais torto que fosse, era sempre um desafio e considerado quase uma obra de arte. Outros tempos.

giz1.jpg

Nos tempos de hoje, alguns artistas utilizam o giz para pintar o chão. No entanto, não é para jogar à macaca: eles utilizam o seu talento para fazer obras de arte no chão que todos pisamos, quase sempre em perspectiva, para confundir os transeuntes. É o jogo da macaca levada ao extremo.

Neste post, ficam algumas imagens desses trabalhos. Como poderão constatar, alguns parecem tão reais que geram confusão nas pessoas que passam, devido, como referi no parágrafo anterior, à utilização de perspectiva.
Continue reading

geekices

Apex Launcher – o melhor homescreen para Android ICS

apex_launcher.jpg

Desde que saiu a build 17 da Cyanogenmod 9, baseada no Android ICS 4.x, que esta é a rom do meu Galaxy S. A performance teve um aumento bastante grande em comparação com a versão 7, tal como a duração da bateria, que agora chega ao final do dia na casa dos 80% em vez dos 60%.

O balanço é muito positivo, embora não haja bela sem senão: o launcher, chamado Trebuchet, é muito parco em configurações. Quem gosta de launchers assim, vai estar em casa com o Trebuchet. No entanto, se quiserem mais controlo sobre o ambiente gráfico do vosso telemóvel, sem sacrificar o aspecto nativo do ICS, vão adorar o Apex Launcher.

Para além das muito poucas opções disponíveis no Trebuchet, o Apex Launcher permite alterar a transparência da gaveta das aplicações, configurar acções baseadas em gestos, configurar a dock, entre muitas outras opções. No entanto, o grande trunfo desta aplicação é permitir a criação de pastas de aplicações no ecrã inicial (semelhante ao que está disponível no iOS). Quem gosta de ter tudo ordenado por categorias ou qualquer outro critério que queira empregar, vai usar e abusar desta funcionalidade. Eu já o estou a fazer.

A cereja no topo do bolo é esta aplicação ser gratuita.

De notar que o Trebuchet, tal como a versão 9 da Cyanogenmod, está em franco desenvolvimento. É bem provável que em futuras versões sejam adicionadas mais opções de configuração e este ultrapasse mesmo o Apex Launcher. Até lá, no entanto, prefiro este segundo (a não ser que o ADW Launcher venha a ter um aspecto nativo no ICS).

geekices

Mele A1000: uma alternativa mais potente ao Raspberry Pi

O Mele A1000 é um computador semelhante ao Raspberry Pi, com maior capacidade de processamento e já inclui caixa para o hardware. Ele vem com Android 2.3 instalado, mas é possível instalar Ubuntu ou outro sistema operativo

Mele A1000

O Raspberry Pi atraiu muitas atenções muito antes de ser lançado. O seu tamanho e preço diminutos tornaram-no num alvo muito apetecível para os fãs dos SoC (System on a Chip) e DIY (Do It Yourself). No entanto, e embora consiga ler vídeos em FullHD, o seu processador deixa um pouco a desejar para algumas tarefas.

É para as tarefas mais pesadas que entra o Mele A1000, da Aliexpress. Apesar do custo ser o dobro do modelo mais caro do Raspberry Pi – isto é, vão ter que desembolsar 70 dólares americanos -, tem a vantagem de já vir com caixa incluída.

A nível de hardware, o Mele A1000 vem equipado com:

  • CPU ARM Cortex A8 a funcionar a 1.2 GHz;
  • GPU MALI400MP OpenGL ES 2.0;
  • saídas HDMI, CVBS e VGA;
  • porta USB, eSata e rede;
  • slot SD;
  • saída SPDIF.

O Mele A1000 vem com Android 2.3 instalado, mas já é possível instalar Ubuntu. Para isso, devem dar uma vista de olhos nesta thread da mailing-list “arm-netbook”. O código-fonte e a informação técnica detalhada deste equipamento estão disponíveis para consulta no site rhombus-tech.net.

geekices

Como remover o espaço em branco no novo G+

Google+ whitespace remover

O Google alterou o layout da sua rede social, o G+. Para mim, a mudança foi positiva porque este novo tema é mais leve e agradável. No entanto, também trouxe muito espaço em branco para quem tem resoluções um pouco mais altas.

O espaço que fica vazio é a única falha que tenho a apontar para já ao G+. Eu e muitos utilizadores, ao que parece. Este descontentamento deu origem a que rapidamente fosse criada uma extensão para o Chrome, que faz melhor uso da área disponível. O Firefox foi o browser que se seguiu, com um estilo para usar na extensão Stylish a ficar prontamente disponível.

Baseando-me neste estilo que referi, criei outro. O meu, ao contrário do primeiro, também altera o tamanho da zona de publicação de mensagens para dar um aspecto mais homogéneo.

Tal como todos os estilos do Stylish, também é compatível com o Chrome ou Chromium. Podem instalá-lo aqui.

curiosidades

Uma linha, um R2-D2

R2-D2 desenhado com uma linha contínua, por Sam Hollows

Sam Hollows é o criador deste desenho. A reprodução do fiel companheiro do Anakin Skywalker foi feita apenas com uma linha contínua. Esta técnica é a mesma utilizada para outros trabalhos do artista baseados na saga Star Wars.

Os interessados podem adquirir este e outros desenhos no site de Sam Hollows. O mais acessível tem um custo de aproximadamente €40.

humor

Guia prático de sobrevivência ao Jesus Zombie

Diz a lenda cristã que o seu Deus foi crucificado pelas pessoas que ele queria “salvar” e, ao terceiro dia, ressuscitou. A este evento mitológico, talvez o mais importante do calendário cristão, chamam Páscoa. Ele é visto como um sinal de salvação para os que crêem e temem o seu Deus.

Se de facto o Deus dos cristãos morreu e ressuscitou, das duas uma: ou foi um embuste para aumentar a sua popularidade, ou então é zombie. Eu vou partir do princípio que a segunda hipótese está correcta.

Como se trata de um morto-vivo, e dizem os relatos que isto só acontece neste dia, convém ainda assim estar bem preparado. É do senso comum que os zombies morrem quando são decapitados ou levam um tiro na cabeça. Torna-se então necessário ter um machado ou espada à mão, e uma arma de fogo com alguma potência, como uma caçadeira.

Na eventualidade de se cruzarem com várias pessoas transformadas em mortos-vivos pelo Jesus, devem levar convosco uma arma automática e alguns cartuchos, meia dúzia de granadas e uns foguetes de sinalização para distrair o bando de zombies ou para sinalizarem a vossa presença a possíveis sobreviventes que possam encontrar.

Para além deste armamento, é necessária uma mochila para levar todo o material de sobrevivência, um canivete suíço – útil para degolar muito vagarosamente o Jesus Zombie, mas também porque é um autêntico arsenal de utensílios em tamanho pequeno -, uns binóculos e umas botas que aguentem terrenos difíceis, kit de primeiros socorros e alguma comida, e uma corda.

Estas são apenas umas dicas gerais para que sobrevivam à Páscoa. Existem coisas que são do senso-comum e por isso não as mencionei aqui, como por exemplo não beijar cruzes para não correr o risco de apanhar doenças de outras pessoas.

curiosidades

Simpsons: 130 episódios em simultâneo


Link no Youtube

Romain Vuillemot, um investigador francês nas áreas de visualização de informação e interacção entre humanos e computadores, criou este vídeo onde junta 130 miniaturas, cada uma com 1 episódio diferente dos Simpsons. O autor afirma que necessitou apenas de 10 linhas de código para o script que automatizou a criação e alinhamento das miniaturas, e algumas horas de processamento.

A ordem dos vídeos é a seguinte:

  • de cima para baixo, cada linha corresponde a uma temporada, da primeira à décima;
  • da esquerda para a direita é mostrado um episódio, do primeiro ao décimo terceiro, da temporada correspondente na linha.

Cada miniatura tem um tamanho de 80×60 píxeis e uma framerate de 25fps.