geekices

MiiPC, o computador Android para toda a família

miipc

A eMachines lançou uma campanha de recolha de fundos no Kickstarter para financiar o fabrico do MiiPC, um pequeno computador que vai usar Android e será direccionado para toda a família. A empresa já conseguiu recolher mais de 49 mil dólares, estando neste momento muito próxima do limite mínimo que definiu, 50 mil.

A nível de hardware, o processador escolhido é um dual-core Marvell ARMADA a 1.2GHz. Também, terá 1GB de RAM, portas USB, WiFi, altifalantes, entrada e saída de áudio, porta de rede, Bluetooth e uma porta HDMI usada para o ligar à TV.

Para além de usar Android, o MiiPC vai ter software para controlo parental. Os pais mais preocupados com os hábitos online dos filhos poderão ver toda a sua atividade no telemóvel, instalando apenas uma aplicação para Android ou iOS. Será também possível limitar o tempo de utilização do computador.

A versatilidade oferecida pelo MiiPC torna-o numa solução integrada de computação e mediacenter para toda a família. É um 2 em 1 mais económico.

curiosidades

Fotos famosas recriadas nos Simpsons

Olhem para a parte superior da imagem deste post, onde aparecem as personagens da série The Simpsons. Possivelmente são-vos familiares. Se vêem a Fox, o mais certo é já terem visto estes episódios 5 ou 6 vezes só este ano. Bem, mas não estou aqui para escrever sobre a mania irritante deste canal em repetir episódio atrás de episódio.

Comparem agora as imagens superiores com as inferiores, que, creio, serão conhecidas por mais pessoas pois são fotos bastante famosas. Viram as semelhanças? Por algum motivo que desconheço, esta série gosta de recriar algumas das fotos mais famosas do mundo em vários episódios que fizeram ao longo dos anos. Podem ver mais nesta galeria do Imgur.

dicas, geekices

Os atalhos mais comuns do Emacs

Para futura referência, deixo aqui alguns dos atalhos mais úteis na utilização do Emacs:

Basics

C-x C-f “find” file i.e. open/create a file in buffer
C-x C-s save the file
C-x C-w write the text to an alternate name
C-x C-v find alternate file
C-x i insert file at cursor position
C-x b create/switch buffers
C-x C-b show buffer list
C-x k kill buffer
C-z suspend emacs
C-X C-c close down emacs

Basic movement

C-f forward char
C-b backward char
C-p previous line
C-n next line
M-f forward one word
M-b backward one word
C-a beginning of line
C-e end of line
C-v one page up
M-v scroll down one page
M-< beginning of text M-> end of text

Editing

M-n repeat the following command n times
C-u repeat the following command 4 times
C-u n repeat n times
C-d delete a char
M-d delete word
M-Del delete word backwards
C-k kill line

Mais atalhos estão disponíveis aqui.

música

Peaking Lights

Peaking Lights é um duo de Wisconsin composto por Aaron Coyes e Indra Dunis. Para além de parceiros na música, são também marido e mulher, o que ajuda a explicar o intimismo das música que produzem.

O único álbum completo que para já ouvi (em loop) foi o último que lançaram, de seu nome Lucifer. Talvez a melhor forma de o descrever seja o Pop Psicadélico fundido com sons Dub e influências de Chillwave e semelhantes. O fusionismo, que gera uma envolvência incrível com a música, está sempre presente e parece-me muito bem feito. Foi amor à primeira música.

Quem me apresentou este projeto foi um colega de trabalho, que partilhou comigo dois factos engraçados: o casal, ao que parece, produz as músicas na cave de casa; e este último álbum teve como grande influência o nascimento do primeiro filho deles. Numa das músicas chega-se mesmo a ouvir o bebé, o que dá um toque engraçado à faixa.

Recomendo tão vivamente Peaking Lights, que vos deixo com a minha faixa preferida.