geekices

Novo tema – o primeiro que desenvolvo de raiz

Este blog foi, mais uma vez, algo de uma alteração estética. Mas desta vez não foi só uma alteração a nível do tema. O layout é também o primeiro que eu desenvolvo de raiz.

screenshot

Há muito tempo que venho a usar temas desenvolvidos por terceiros, fazendo apenas as alterações para ficar de acordo com o que pretendo. Desta vez, decido fazer o meu próprio tema para WordPress, podendo desta forma ter totalmente o que pretendo para este blog, e também para o eu.brunomiguel.net, onde coloco posts de índole mais pessoal. Também, serve para criar um portfólio de webdesign, a ver se me ajuda a sair do emprego que tenho e que não é muito do meu agrado.

O tema ainda não está a 100%, no entanto o que considero ser o básico já está feito. De futuro, dependendo do tempo que tenha, tenciono incluir uma opção de configuração do tema no backend do WordPress, talvez integrar diferentes tipos de posts, e fazer um melhor aproveitamento do espaço em branco. Claro que terei que ler um bocado para fazer isto, uma vez que ainda não conheço este CMS como a palma da minha mão.

Para desenvolver este tema recorri ao Bootstrap, uma framework para CSS (e algum Javascript), desenvolvida por dois colaboradores do Twitter, e a um script, wp-bootstrap-navwalker, para mapear os atributos padrão do painel de navegação e respetivos elementos do WordPress para as classes desta framework.

O tema, a que chamei “Clean Modern”, está disponível no Gitorious.com. A licença é a GPLv2, por isso podem fazer as alterações que pretenderem; não se esqueçam é de respeitar as condições do licenciamento. Contribuições e/ou sugestões também são sempre bem-vindas. 🙂