dicas, geekices

Unity: minimizar aplicações com um click no launcher

O launcher do Unity (e o próprio gestor de desktop também) é uma ferramenta bastante útil, mas o facto de não permitir que uma aplicação seja minimizada ao clicar no ícone respetivo é chato. O suporte para a funcionalidade já existe desde o Ubuntu 14.04, a mais recente LTS (Long Term Support), só não está ativa.

Existem duas formas de ativar a minimização de janelas com clique no launcher: o CCSM (CompizConfig-Settings-Manager) e o Gsettings. A primeira é a menos recomendada, porque a aplicação é conhecida por criar alguns problemas. A segunda, no entanto, é considerada segura.

Para ativarem a funcionalidade, devem abrir a linha de comandos e colar o seguinte conteúdo:

gsettings set org.compiz.unityshell:/org/compiz/profiles/unity/plugins/unityshell/ launcher-minimize-window true

Para reverter, devem abrir novamente a linha de comandos e colar o seguinte:

gsettings set org.compiz.unityshell:/org/compiz/profiles/unity/plugins/unityshell/ launcher-minimize-window false

O vídeo neste post exemplifica a funcionalidade ativa.

geekices, software livre

Plasma Next

Depois de uma pequena conversa com o Paulo Trindade, no Twitter, decidi experimentar a segunda beta do KDE Plasma Next no Ubuntu 14.04. O teste durou alguns minutos, mas foi suficiente para ter ficado agradado com o que vi. Até fiz um screencast que incluí no post.

A performance da próxima versão do KDE não é a melhor e existem alguns bugs gráficos, mas é expectável para uma versão beta. No geral, a experiência é positiva. Só ficou a faltar o Dolphin, o gestor de ficheiros tradicional do KDE, mas talvez seja apenas por não ter instalado algum pacote.

Para instalar o Plasma Desktop, usei um PPA do Project Neon. As instruções para a linha de comandos (acho que é a forma mais prática de o fazer) são as seguintes:

sudo add-apt-repository -y ppa:neon/kf5-snapshot-weekly; sudo apt-get update; sudo apt-get install project-neon5-session project-neon5-utils project-neon5-konsole

Ressalvo mais uma vez que esta versão ainda está em franco desenvolvimento, por isso esperem alguns bugs. Bons testes.