curiosidades

Biblioteca Pública de Nova Iorque publica coleção fotográfica sobre a Grande Depressão

Grande Depressão

O dia 24 de Outubro de 1929 ficou conhecido como Quinta-Feira Negra e marcou o início daquela que é considerada a pior crise financeira de sempre. A economia americana entrou em recessão e assim se manteve durante a década de 1930, num período conhecido como a Grande Depressão.

Já na altura, tal como agora, o impacto da economia Norte Americana no mundo era grande. Países como Alemanha, Austrália, França e Reino Unido também sofreram os efeitos da Quinta-Feira Negra durante muito tempo.

Grande Depressão

A origem desta crise encontra-se com o fim da Primeira Guerra Mundial. Os países europeus estavam devastados e com as economias muito fragilizadas devido ao conflito, com os cidadão com pouco ou nenhum dinheiro para compras. Os Estados Unidos, por seu lado, cresciam a olhos vistos devido ao elevado número de exportações para países europeus. Quando a Europa recuperou, as importações vindas do norte da América diminuíram, originando diminuição da produção e consequente desemprego. Ou assim diz uma das teorias para a origem da Grande Recessão.

Durante este período negro do séc. XX, miséria era o que havia mais. Ser pobre era tão comum como respirar; o país estava de tal forma mergulhado na pobreza que era comum ver pessoas a viver na rua ou em casas feitas de restos de qualquer coisa que pudesse desenrascar quatro paredes.

Grande Depressão

Um retrato fiel desta pobreza americana pode agora ser visto online, na Biblioteca Pública de Nova Iorque. Graças a esta instituição, temos acesso a um retrato fiel de um dos piores períodos da história Norte-Americana, numa coleção com mais de 1000 fotos. Link

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *