curiosidades

Coimbra passa a ter rede Wi-Fi gratuita (atualizado)

O município de Coimbra passou a disponibilizar, a partir da madrugada de hoje, acesso Wi-Fi gratuito nalgumas zonas da cidade. O anúncio foi feito pelo Presidente da Câmara, Manuel Machado.

Coimbra+ é o nome deste projeto, que abrange a zona história da Alta (classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade), Rua da Sofia, Parque Verde, Praça 8 de Maio, Mercado D. Pedro V, Pavilhão Multidesportos Mário Mexia e Complexo das Piscinas Municipais, para além de outros locais.

No total, serão 24 pontos de acesso, entre interiores e exteriores. De acordo com Manuel Machado, o acesso será gratuito mas obrigará a aceitar “determinadas condições” para que se possa utilizar o serviço.

Uma dessas condições é o registo que deverá ser efetuado no primeiro acesso à rede [um sistema, presumo, semelhante aos serviços Meo Wifi e Nos Wifi]. As restantes serão do conhecimento dos utilizadores quando estes acederem ao serviço (não as localizei no site do município na altura em que escrevia este post).

Por mencionar ficou a questão de segurança dos dados dos utilizadores. A página do município não contém qualquer indicação sobre a forma de gestão e tratamento do fluxo de dados, se vai ser utilizado algum sistema para aceder à informação gerada pelos utilizadores ligados à rede Coimbra+, nem como estará ela protegida de ataques como o Man-in-the-Middle e outros.

Atualização: o site da Câmara Municipal de Coimbra já publicou os Termos e Condições de Utilização da rede Coimbra+

a imagem (cc-by-sa-2.0) deste post é da minha autoria e pode ser encontrada no flickr

One thought on “Coimbra passa a ter rede Wi-Fi gratuita (atualizado)

  1. Pingback: Condições de utilização da rede Wi-Fi Coimbra+ | Bruno Miguel

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *