curiosidades

Principais jornais irlandeses querem cobrar por links para os seus artigos

O grupo que representa os principais jornais irlandeses, National Newspapers of Ireland (NNI), quer cobrar uma taxa mínima de 400 dólares por links diretas para os artigos dos seus associados. Para o NNI, a apresentação e partilha de links é uma violação dos direitos de autor.

É feita, contúdo, distinção entre partilha das hiperligações em, por exemplo, redes sociais como o Twitter e a utilização destas com intuitos comerciais:

there is a distinction between the sending and receipt of links for personal use on the one hand and the sending and receipt of links for commercial purposes on the other.

O NNI refere que esta taxa vem na sequência da revisão à legislação de direitos de autor do país, atualmente aberto à participação de todos os interessados. A proposta enviada por este grupo pretende sujeitar o linking ao copyright.

via rt.com

2 thoughts on “Principais jornais irlandeses querem cobrar por links para os seus artigos

  1. Ana santos says:

    acho q te enganaste numa coisa. diz-se “actualmente” e não “atualmente”.
    se é do acordo ortográfico, ok, respeito. mas ao menos espera que ele entre em vigor. lol ainda nem sequer foi ratificado lá fora. (e, se houver gente com cérebro, nunca o farão)

    • Sim, é devido ao novo acordo ortográfico. Se é o vigente, que seja; escrever pré ou pós acordo ortográfico, é-me indiferente. Não me revejo nas guerras do acordo, nem em nenhum dos lados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *