dicas, geekices, software livre

Atualizar o Samsung Galaxy S para Cyanogenmod 11 (Android Kit Kat)

Antes de começar com as instruções, quero esclarecer que elas presumem o seguinte:

  • Possuem um Samsung Galaxy S (GT-I9000);
  • Sabem o que estão fazer;
  • Não me vão reportar bugs. Existem alguns locais para o efeito;
  • O telemóvel já tem root feito;
  • Têm a versão 10.2, estável, da rom Cyanogenmod, com o kernel padrão (se possível, sem overclock);
  • Vão instalar uma nightly da versão 11 do projeto Cyanogenmod, que confirmaram anteriormente ser compatível com o upgrade direto no ClockWorkMod (CWM);
  • Têm a versão 6.0.4.5 do CWM instalada;
  • Descarregaram as GApps compatíveis com o Android Kit Kat.

Agora que ficou tudo esclarecido e descarregaram os ficheiros necessários (as links estão mesmo acima, no último e antepenúltimo pontos), devem fazer um backup. Para isso, têm que desligar o telemóvel e utilizar a combinação “Volume Up + Home + Power” para entrar dentro do ClockWorkMod. Depois, escolhem a opção “Backup and Restore”, e de seguida “backup to /storage/sdcard0” ou o equivalente que estiver configurado no vosso telemóvel.

A criação da cópia de segurança demora algum tempo. É recomendado que o façam com o telemóvel ligado a uma fonte de energia constante. A espera compensa, caso alguma coisa corra mal; basta só restaurar o backup e ficam com tudo como estava antes.

Depois disto, devem escolher (e confirmar) as opções “wipe data/ factory reset”, “wipe cache partition” e “advanced” > “wipe dalvik cache”. Este passo serve para limpar o sistema operativo e garantir que não há – esperemos – erros nas aplicações devido a configurações incompatíveis com as novas versões.

O passo seguinte é a instalação da rom. Escolham a opção “install zip” > “Choose Zip from Sd/Ext Sd”, naveguem até à pasta onde têm o ficheiro para atualização, selecionem-no e façam a confirmação.

Para instalar as GApps, o processo é bastante semelhante ao de cima, mas devem escolher o ficheiro com as aplicações da Google que descarregaram anteriormente.

Quando terminarem, recomendo que limpem novamente a cache do Dalvik, etc, só para ter a certeza de que a aplicação de chamadas funciona. Assim que instalei os ficheiros, reiniciei sem o fazer e poucos segundos após começar uma chamada, ficava sem qualquer áudio. Isto obrigou-me mesmo a ter que refazer a instalação do início. Recomendo, como tal, ter especial atenção a este passo.

O primeiro arranque, aviso desde já, pode ser um pouco mais demorado. Não se sobressaltem se isso acontecer.

Se por acaso tiverem algum problema com as aplicações depois de instalado o Cyanogenmod 11, restaurem o backup feito inicialmente e comecem de novo o processo de instalação. No entanto, depois de limparem a cache do Dalvik e assim, apaguem também a pasta “/system”. Mas atenção que ao fazerem isto ficam sem todas ou quase todas as aplicações que tiverem instaladas.

11 thoughts on “Atualizar o Samsung Galaxy S para Cyanogenmod 11 (Android Kit Kat)

  1. Carlos says:

    Bom dia, Tenho um I9000 praticamente desde que saiu e apenas recentemente começou a travar, não só para aplicações tipo whattsup e viber, como para sms e acesso aos contactos. Nunca fiz qualquer actualização, se ocorreram foi de modo automatico. Fui às definições e retirei: -firmware: 2.2; Kermel: 2.6.32.9. Não sei ver qual a versão Android activa.
    Passará a resolução do problema da lentidão por uma actualização do Android ?
    Agredeço antecipadamente a atenção dispensada

    • Bruno Miguel says:

      Não necessariamente. Pode ser devido a pouco espaço disponível, alguma aplicação que consome mais recursos, etc. Os motivos podem ser vários.

    • Cara.
      Comigo foi a mesma coisa mas o meu era i9000B, essa semana fiz atualização para KitKat, tudo roda mais rápido, inclusive os games. Sinal da operadora ficou melhor. Ficou outro celular!
      Abçs

  2. Marcus says:

    Amigos, fiz a atualização no telefone e quase tudo ficou bom. É meio bizarro, o android kitkat funciona, wifi funciona, meu 3g da vivo funciona, mas o telefone não funciona, mesmo mostrando barrinhas cheias de sinal. quando eu tento ligar diz operadora de rede não disponível e se eu tento achar nas configurações ele tenta achar sem sucesso, mesmo com a barra de sinal cheia e 3g funcionando e abrindo urls no browser. Alguém sofreu algo parecido ou sabe o que pode ser?
    Abraço

    • Bruno Miguel says:

      Eu tive esse problema quando usei versões mais recentes das nightlies. Entretanto reverti para um snapshot (o M8, salvo erro) e ficou OK.

  3. Thiago Luan says:

    Eu tenho um GT-I9000B e tento Instalar essa ROM KITKAT, mais toda vez que vou instala-la da erro os seguintes
    E:error in /mnt/sdcard/clockwormod/cm-11-20140412-NIGHTLY-galaxysmtd.zip
    (Status 7 )
    Installation aborted.

    E não sai desse erro mesmo eu fazendo tudo que pedi a cima no tutorial eo mesmo erro sempre ate no Reboot. oq eu faço ? =/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *