firefox
dicas, geekices

Como ativar o multi-processamento de janelas no Firefox

Electrolysis é uma nova funcionalidade do Firefox que torna um separador num processo independente dos restantes separadores abertos no browser. Isto é semelhante ao que o Chrome faz.

Apesar de já existir suporte para ela desde a versão 48 do Firefox, não vem ativa por padrão na maioria das instalações. É possível, no entanto, fazer essa ativação manualmente.

Antes de passarem à fase da ativação, convém que confirmem se precisam realmente de o fazer. Para isso, basta abrir um separador, escrever about:support na barra de endereço e carregar na tecla Enter.

Nessa página, a antepenúltima linha da primeira tabela vai ter o seguinte conteúdo: Multi-processamento de janelas. Se o valor que estiver à frente for 1/1, então está ativa; se for diferente, podem seguir para o próximo passo.

Para ativar o multi-processamento de janelas, façam o seguinte:

  • abram um novo separador e, na barra, de endereço, escrevam about:config e primam a tecla Enter;
  • aceitem o aviso;
  • na caixa de pesquisa localizada no topo dessa página, escrevam browser.tabs.remote.autostart e alterem esse valor para true (basta um duplo clique em cima do valor para o alterar);
  • na mesma caixa de pesquisa, escrevam agora extensions.e10sBlockedByAddons e alterem o valor para false;
  • reiniciem o Firefox.

Com isto, o Firefox vai passar a ser mais rápido a abrir e a carregar os sites. Alerto para o facto de poder haver extensões que deixem de funcionar corretamente. Aconteceu-me isso com a extensão para o Hootsuite, mas foi a única; as outras têm funcionado como seria de esperar.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *