dicas, geekices

Gow: ferramentas do projecto GNU em Windows

Gow - GNU on Windows

Quando se pretende utilizar o conjunto de ferramentas de userland do projecto GNU, o Cygwin é a opção mais conhecida. No entanto, para quem pretende apenas os utilitários mais populares deste projecto, o Gow, criado e mantido por Brent R. Matzelle, oferece uma alternativa mais leve.

Gow significa GNU on Windows e, tal como o projecto em que se baseia, é um acrónimo recursivo. Neste utilitário, com aproximadamente 10MB, irão encontrar os vossos utilitários preferidos. Algumas das aplicações incluídas são: bash, grep, putty, bzip2, gawk, grep, egrep e curl. A lista completa, juntamente com as versões utilizadas, está disponível aqui.

Como qualquer aplicação para Windows, o Gow vem com um instalador com os habituais “seguinte, seguinte, seguinte”, o que torna a instalação das mais de 100 aplicações incluídas num processo bastante familiar. Se estavam reticentes, não se preocupem porque não é necessário compilar nada. Também, os binários são adicionados à variável de ambiente PATH, para que possam ser acedidos facilmente através da linha de comando do sistema.

via Free Software Magazine

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *