dicas, geekices

Instalar e configurar Samba em Fedora 17

Desde a semana passada que troquei o Ubuntu 12.04 pelo Fedora 17. A mudança tem corrido maioritariamente bem, salvo uma ou outra situações que entretanto foram quase todas ultrapassadas. Uma delas, a que me leva a escrever este post, é a partilha em rede através do Samba.

Fica aqui para memória futura, minha e de quem necessitar, o que é necessário para que o Samba fique a funcionar corretamente e possam partilhar e aceder às partilhas das outras máquinas da rede.

1) Instalar o Samba
yum install samba4 samba4-client

2) Iniciar o serviço
systemctl start smb.service nmb.service

3) Iniciar o serviço automaticamente de cada vez que liguem o computador
systemctl enable smb.service nmb.service

4) Dar autorização na firewall (selecionando todas as entradas com nome Samba e carregando no botão “aplicar”)
system-config-firewall

Seguindo este passos ficam com o Samba instalado no vosso computador e disponível para partilhar e ver pastas partilhadas, quer seja com computadores com sistemas GNU/Linux, Windows ou outros que utilizem o mesmo protocolo. No entanto, as vossas partilhas pedem autenticação por omissão. Para remover a necessidade de login no acesso às vossas pastas partilhadas no Fedora, devem abrir o ficheiro /etc/samba/smb.conf como root e alterar a linha “security = user” para “security = share” (sem as aspas).

One thought on “Instalar e configurar Samba em Fedora 17

  1. Maycon says:

    Olá, fiz todos estes passos, porém continua pedindo a senha quando tento acessar a partir de uma máquina do windows. E olha que alterei para “security = share”, além de reiniciar o serviço do samba. Alguma dica?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *