dicas, geekices

Linux Deepin – um falhanço para novatos devido ao IPV6

O Linux Deepin é uma distribuição de origem chinesa, baseada em Ubuntu, conhecida por ser simples e funcional para os novatos. Realmente cumpre, no que a ambiente gráfico diz respeito. No entanto falha em algo muito importante.

O meu irmão teve a infeliz ideia de instalar esta distribuição no computador do meu pai. Durante o processo, ele não definiu o idioma como português – diz ele que essa opção não apareceu. Quando acabou de instalar, estava tudo em inglês. Escusado será dizer que o meu pai percebe tanto de inglês como de chinês simplificado: nada.

Para resolver isto, tentei (porque a esta altura o meu irmão já estava sentado no sofá, como se não fosse nada com ele) instalar os pacotes com os idiomas e foi aqui que a coisa começou a correr mal. A velocidade máxima com que o APT se ligava aos repositórios não chegava a 2KB/s. É a mais pura das verdades. E isto era quando ele se conseguia ligar, porque na maioria das vezes dava erro por timeout. O mesmo se passava com o acesso ao site da distribuição.

A minha solução foi desativar o IPV6, adicionando o seguinte conteúdo no ficheiro “/etc/sysctl.conf”:

net.ipv6.conf.all.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.default.disable_ipv6 = 1
net.ipv6.conf.lo.disable_ipv6 = 1

Depois de fazer isto, corri o comando “sysctl -p” para ele assumir os novos valores.

Seguindo estes passos funcionava tudo bem durante alguns minutos, até eventualmente voltar ao mesmo. Tinha que reiniciar e voltar a correr o comando “sysctl -p”, ou apenas correr novamente o comando sem reiniciar, para ele estabilizar durante alguns momentos e voltar ao mesmo em pouco tempo. Escusado será dizer que a esta altura já me estava a passar com tamanha falha.

Talvez por já estar no limite da minha paciência, decidi adicionar os módulos “ipv6” e “net-pf-10” ao ficheiro “/etc/modprobe.d/blacklist.conf”. Reiniciei só mesmo por via das dúvidas e, do nada, estava tudo a funcionar bem. Quer dizer, tudo menos a minha paciência, que já estava completamente esgotada. Agora, vou só ali recarregá-la e já volto.

Raios da distribuição, mais este bug estúpido.

2 thoughts on “Linux Deepin – um falhanço para novatos devido ao IPV6

    • Bruno Miguel says:

      A questão não era só essa. Eu mudei os mirrors dos repositórios, mas mesmo assim continuou lento. Era uma questão de IPV6

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *