divagações

Estou a ultrapassar a hidrofobia

Desde criança que sofro de hidrofobia. Tudo começou quando, com poucos anos de idade (talvez 3, se tanto), tentei subir as rochas junto à água e acabei por cair. A experiência fez-me ter receio de entrar no mar, mas continuei a tentar nadar e a mandar uns pequenos mergulhos, ainda que sem grande jeito.

Alguns aos mais tarde, numa tarde de Verão perfeitamente normal, fui com os meus pais a uma praia fluvial perto de casa. Como sempre, fui à água, só que o meu jeito para nadar era pouco. Bem, nem se pode chamar nadar: eu flutuava e chapinhava dentro de água.

Por motivos que ainda hoje me ultrapassam, nesse dia o meu pai decidiu ensinar-me a nadar, submergindo a minha cabeça na água durante largos segundos, processo que repetiu durante algum tempo. A experiência foi tão má para mim que durante mais de 15 anos não voltei a entrar no mar. Até o simples bater da água nos pés me fazia sentir desorientado.

O ano passado, no entanto, fui à praia com uns amigos e acabei por entrar um pouco na água. Nesse Verão consegui estar no mar com água até à cintura, depois de tantos anos sem o fazer. Foi um feito para mim!

O meu record pessoal do ano passado foi batido este ano. Ontem, fui à praia e não só estive com água até ao pescoço, como ainda me soube bem estar no mar. Tive algum apoio, a verdade é essa, mas em dois anos fiz algo que não fazia – nem conseguia – há quase 2 décadas.

O meu próximo passo vai ser conseguir estar no mar sem sentir o coração muito acelerado e, depois disso, talvez aprender a nadar.

5 thoughts on “Estou a ultrapassar a hidrofobia

  1. Boas, eu quando tinha 5 anos estive perto de me afogar, então ganhei medo de água so ia com água até onde tinha pé, mais longe não ia, mas perto dos 14 anos decidi vencer o medo e inscrevi-me na natação! e agora com 28 anos sou um peixe dentro de agua, mergulho, pulo de pranchas, nado até aos barcos na praia haha we win mate! 😀

    • Bruno Miguel says:

      Espero conseguir a mesma sorte. 🙂 Mas como já demorei tantos anos a fazer alguma coisa para ultrapassar a hidrofobia, não sei se a consigo rever-ter em pouco tempo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *