divagações

Um beijo e uma polémica bacoca

Acabei de saber agora mesmo, através do blog da Maria João Nogueira, que duas atletas russas estão a causar polémica por terem dado um beijo na boca uma à outra na cerimónia de entrega das medalhas nos mundiais de atletismo. E isto, esta polémica bacoca (mais uma) de quem não tem mais nada para fazer a não ser meter-se na vida dos outros, nem é o pior.

Os media portugueses há algum tempo que sofrem do mal de replicar aquilo que vêm nos media internacionais. Pelo meio, esquecem-se de confirmar (total ou parcialmente) os factos, ou então distorcem as coisas talvez para tentarem vender mais umas cópias. Foi o que parece ter feito o Jornal de Notícias, como aponta a Maria João:

Há mesmo quem faça notícias dizendo “Beijo lésbico de atletas russas acende polémica“. Ora isto é uma de duas coisas. Ignorância ou sensacionalismo manipulador.

Toda a gente sabe (ou devia saber) que o beijo na boca é uma saudação banal, na Rússia, sem qualquer contexto homossexual.

E toda a gente devia saber, porque há inúmeros exemplos (uns mais icónicos do que outros) disso mesmo. São habituais e frequentes, as imagens de atletas, políticos, etc., Russos, a beijar-se na boca por dá cá aquela palha.

Esta mania de fazer eco do que os outros escrevem, sem também confirmarem a informação, é um dos motivos que me levou a afastar bastante de jornais e noticiários. Os únicos blocos informativos que vejo são o Jornal 2 e a Euronews; no que toca a jornais, muito ocasionalmente visito o site d’O Público. A informação que consumo vem quase todas das redes sociais e de alguns media internacionais que eu sigo nestes sites.

Isto não me protege de informação errada. Como estou sempre sujeito a ela, prefiro tê-a mais rapidamente do que esperar que algum jornal português a apanhe e replique quase ipsis verbis. Ao fazerem isto, e mais umas quantas coisas, não é de admirar que cada vez tenham menos leitores e caminhem para a morte. No entanto continuam a culpar a internet… Enfim.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *