geekices

Apex Launcher – o melhor homescreen para Android ICS

apex_launcher.jpg

Desde que saiu a build 17 da Cyanogenmod 9, baseada no Android ICS 4.x, que esta é a rom do meu Galaxy S. A performance teve um aumento bastante grande em comparação com a versão 7, tal como a duração da bateria, que agora chega ao final do dia na casa dos 80% em vez dos 60%.

O balanço é muito positivo, embora não haja bela sem senão: o launcher, chamado Trebuchet, é muito parco em configurações. Quem gosta de launchers assim, vai estar em casa com o Trebuchet. No entanto, se quiserem mais controlo sobre o ambiente gráfico do vosso telemóvel, sem sacrificar o aspecto nativo do ICS, vão adorar o Apex Launcher.

Para além das muito poucas opções disponíveis no Trebuchet, o Apex Launcher permite alterar a transparência da gaveta das aplicações, configurar acções baseadas em gestos, configurar a dock, entre muitas outras opções. No entanto, o grande trunfo desta aplicação é permitir a criação de pastas de aplicações no ecrã inicial (semelhante ao que está disponível no iOS). Quem gosta de ter tudo ordenado por categorias ou qualquer outro critério que queira empregar, vai usar e abusar desta funcionalidade. Eu já o estou a fazer.

A cereja no topo do bolo é esta aplicação ser gratuita.

De notar que o Trebuchet, tal como a versão 9 da Cyanogenmod, está em franco desenvolvimento. É bem provável que em futuras versões sejam adicionadas mais opções de configuração e este ultrapasse mesmo o Apex Launcher. Até lá, no entanto, prefiro este segundo (a não ser que o ADW Launcher venha a ter um aspecto nativo no ICS).

4 thoughts on “Apex Launcher – o melhor homescreen para Android ICS

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *