geekices, opinião

Bye bye Spotify

Na semana passada, o Spotify introduziu algumas alterações à política de privacidade da plataforma e, a julgar pelas reações nas redes sociais e blogs, vários utilizadores – incluindo eu – ficaram um bocado aborrecidos. Não é para menos.

Estas alterações introduzem novas formas de recolher informação sobre os utilizadores. Esta prática nada tem de nova; o Facebook e o Google têm feito muito dinheiro desta forma. O que torna isto ainda pior que os anteriores é a forma mais vaga com que é escrita, e ter a seguinte alínea:

3.3 Information Stored on Your Mobile Device

With your permission, we may collect information stored on your mobile device, such as contacts, photos, or media files. Local law may require that you seek the consent of your contacts to provide their personal information to Spotify, which may use that information for the purposes specified in this Privacy Policy.

Se eu instalar a aplicação oficial do Spotify, ela vai “varrer” o meu telemóvel e enviar tudo o que conseguir encontrar para os responsáveis do serviço?

Depois das reações negativas, os responsáveis do Spotify publicaram no blog oficial da plataforma que isto é apenas para tornar tudo mais claro (já faziam esta recolha de informação antes das alterações?) e que nada será partilhado sem que seja dada autorização expressa para isso. Só falharam em dizer de que forma será pedida essa autorização. Será quando a aplicação for instalada ou atualizada? É que, se for, todos nos sabemos que o grosso dos utilizadores vai aceitar algo que nem sequer leu.

Para já, só posso dizer “Bye bye Spotify”.

imagem de Jonathan Grado, sob a licença CC-BY-SA

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *