geekices

Cafeína ajuda a melhorar a aprendizagem (em ratos)

Café
foto por Jonathan Cohen, sob a licença cc-by-nc-2.0

Talvez o efeito mais atribuído à cafeína seja o aumento do estado de vigilância; isto é, faz-nos sentir mais despertos. Devido a isto, milhares de pessoas bebem café de manhã, depois de uma noite mal dormida ou de um sono curto.

Não se preocupem, não estou aqui a tentar debater o problema de sono das sociedades dos países civilizados, nem a sua ligação com o estilo de vida acelerado e/ou demasiada exposição a informação. O motivo deste post é outro e poderá ser do vosso interesse se, como eu, forem apreciadores de café.

Já imaginaram se, para além de tirar o sono, a cafeína aumentasse a capacidade de aprendizagem e memorização? É o que parece acontecer, pelo menos nos ratos.

Cafeína
imagem por ynse, sob a licença cc-by-2.0

O National Institute of Environmental Health Sciences conduziu uma experiência com estes pequenos roedores, em que lhes foi dado pequenas doses de cafeína – o equivalente a dois cafés – ajustadas ao peso dos animais. O que se verificou foi o aumento das descargas eléctricas no hipocampo e das ligações entre os neurónios.

Esta zona do cérebro é responsável pela capacidade de memorização e aprendizagem, bem como pela navegação espacial. Também, é um componente importante do sistema límbico, a região do cérebro responsável pelas emoções.

Efeitos semelhantes foram verificados quando os investigadores aplicaram cafeína directamente nas células nervosas do hipocampo, chamadas CA2. Após 5 minutos de exposição a este néctar dos deuses, o aumento da actividade destas células manteve-se até 3 horas. Dá vontade de espetar uma seringa repleta de cafeína no cérebro, não dá?

Antes de o fazerem, tenham em atenção o seguinte: estes efeitos foram apenas verificados em ratos. A resposta do hipocampo humano poderá ser diferente, pelo que o autor deste blog aconselha alguma paciência até os efeitos nos humanos serem conhecidos.

via Boing Boing e Science News

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *