geekices

Hola: extensão para aceder a conteúdos online restritos

Alguns sites, como o Youtube, bloqueiam a visualização de conteúdos em determinados países. Outros, como o Pandora, só autorizam o acesso a esses conteúdos a partir de uma lista pequena de países. Isto deve-se sobretudo a questões relacionadas com os (draconianos) direitos de autor, sendo que muitas vezes os sites em si não são os culpados por estas restrições.

holaBem, culpados à parte, porque não interessa perder tempo com isso, deixo-vos uma pequena aplicação para contornar estas restrições. Chama-se “hola!” e está disponível em forma de extensão para os browsers Firefox e Chrome, e como aplicação standalone para Windows e Android.

O que esta extensão faz não é nada mais que servir de proxy entre o vosso browser e o site suportado a que estão a aceder. Na lista estão o Pandora, Hulu, Netflix e BBC iPlayer, entre outros. Se instalarem o binário para Windows, a lista de sites suportados aumenta um pouco. E tudo isto, para já, sem qualquer paragem devido a velocidades lentas no acesso.

Apesar do “hola!” parecer e, de facto, ser bastante útil, não é perfeito. A política de privacidade do serviço deixa-me algumas reservas, principalmente no que toca a futuras mudanças. Lê-se o seguinte:

Changes to this Privacy Policy

Hola may from time to time change the terms of this policy. Substantial changes will take effect immediately after Hola has posted an initial notification on the Website’s homepage or any other relevant web pages. You agree to be bound by any of the changes made in the terms of this policy. Continuing to use the Services will indicate your acceptance of the amended terms. If you do not agree with any of the amended terms, you must avoid any further use of the Services.
Last modified: September 10th, 2012

A retenção de informação também me deixou um pouco de pé atrás. Passo a transcrever:

Data retention

Hola will retain information for the duration it deems necessary for its reasonable business needs.

Se estas questões legais não vos incomodarem, vão até ao site do “hola!” e instalem. Para quem se preocupa com estas questões, recomendo uma leitura mais demorada à política de privacidade.

via Lifehacker

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *