geekices, software livre

Leanote, uma alternativa de código aberto ao Evernote

Julgo que já lá vão 2 ou 3 anos desde que ando à procura de uma aplicação de código aberto para usar em substituição do Evernote. Cheguei a analisar algumas, mas ficavam sempre aquém do que necessito. Até que “tropecei” por acaso no site alternative.to e reparei no Leanote.

Esta aplicação, escrita em Golang e com base de dados MongoDB, permite aos utilizadores alojarem a sua própria instância ou usar o site leanote.com para registar conta. Para além disso, ainda tem cliente para desktops GNU/Linux, Mac OS X e Windows – sendo que este segundo é desenvolvido com recurso a tecnologias web mais “tradicionais”.

Um dos pontos negativos deste software é ainda não ter binário para Android. Contudo, existe um repositório no Github onde esta aplicação móvel está a ser desenvolvida e os mais destemidos podem compilá-la.

Apesar do aspeto um pouco menos aprimorado da aplicação web, já troquei o Evernote pelo Leanote. Admito que os alarmes nas notas, como o Evernote tem, dariam jeito. A fluidez deste interface, o suporte para Markdown e uma quota maior de espaço mensal para notas e anexos [no caso do leanote.com], no entanto, fazem esquecer isso facilmente. Recomendo.

One thought on “Leanote, uma alternativa de código aberto ao Evernote

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *