geekices

Moeditor, o melhor editor Markdown do mundo

Há pouco tempo, talvez 3 meses, achei que tinha de encontrar uma maneira de unificar a forma de escrita de notas rápidas, apontamentos e posts. Essa solução teria que me permitir definir algum tipo de estrutura, ser simples, portátil e, acima de tudo, future proof.

Não precisei de pesquisar muito para redescobrir Markdown.

Para quem não conhece, Markdown é uma linguagem markup criada por John Gruber e Aaron Swartz. O texto é escrito normalmente, como seria se estivessem a usar o bloco de notas ou um editor semelhante, e recorre a um sistema de caracteres super simples para a formatação, pensado na conversão para HTML.

Depois de optar por Markdown, faltava o editor. Mais uma vez teria que ser algo simples, porque a intenção é escrever e não fazer manutenção ou ter que usar o rato/trackpad. Foi assim que descobri o Moeditor, o melhor editor markdown do mundo! 🙂

O Moeditor está disponível para Linux, OS X e Windows. Mais, é software livre [ou opensource, se preferirem]; a licença é a GPLv3. Win Win (salvo seja!).

A aplicação tem as seguintes características:

  • utiliza a versão do GitHub para Markdown;
  • permite personalizar o tamanho e tipo de letra, e a altura da linha;
  • inclui pré-visualização em tempo real, simultânea e alternada;
  • disponível em vários idiomas;
  • vem com temas para destaque de código de algumas linguagens de programação;
  • e suporta expressões matemáticas para TeX.

O Moeditor está disponível no Github. Podem descarregar uma das várias versões disponíveis na página releases, ou clonar o repositório e ir acompanhando as alterações à medida que vão sendo feitas. Se optarem pela segunda, não se esqueçam de instalar as dependências.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *