geekices

Neelie Kroes critica actual legislação de direitos de autor

A comissária europeia para a agenda digital, Neelie Kroes, disse no passado sábado que a indústria de entretenimento deve abraçar os novos métodos de distribuição de conteúdos criados com a evolução tecnológica e não tentar torná-los ilegais.

Kroes afirmou que a internet oferece um novo paradigma de aquisição, entrega e consumo de obras culturais, criticando a falta de flexibilidade da actual legislação para tirar partido deste meio de distribuição. Palavras duras da alemã no Forum D’Avignon, onde também afirmou que o actual sistema de direitos de autor não é a única ferramenta para atingir os objectivos traçados.

De acordo com a comissária, o sistema de direitos de autor não beneficia os artistas. Dados apresentados por Neelie Kroes indicam que 97.5% dos artistas ganham menos de €1000 euros por mês com o actual sistema.

Por forma a melhorar o actual sistema, Kroes afirmou que é necessário pensamento criativo e que os modelos de negócio alternativos em torno da indústria de entretenimento devem ser tidos em conta como possíveis soluções.

via ZDNet UK

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *