geekices, software livre

O meu media center

Media Center com Ubuntu e KDESC
Uma foto do meu media center

Há algum tempo que tinha vontade de implementar um media center, numa vertente “faça você mesmo” – também vulgarmente conhecida como DIY (Do It Yourself) -, mas a verdade é que nunca tive muita necessidade de o fazer. Até há uns dias, quando a televisão da sala deixou de dar imagem.

A tv em causa é antiga, ainda usa um sistema CRT. A idade não perdoa e o cinescópio foi desta para melhor. Só ficou a dar som, mas rádio não é bem a minha onda, por isso aproveitei a oportunidade para implementar o meu media center.

Entre adquirir um Raspberry Pi ou outro SoC desenhado como Small Form Factor, e usar o meu computador fixo que praticamente já não tem utilização, optei pelo segundo – até porque era a opção mais imediata.

O hardware que compõe a máquina é o seguinte:

  • Processador: AMD Sempron 140 a 2.7GHz (com overclock a 2.88GHz);
  • Memoria RAM: 4131MB;
  • Gráfica: GeForce GT 220;
  • Placa de som: SB Live 5.1 (já com 10 anos e ainda funciona).

Neste computador, tenho o Ubuntu 14.04 LTS instalado e estou a usar o KDESC como ambiente gráfico. No que toca a aplicações, uso o browser para ver os streams e ouvir música, e o Kodi (antigo XBMC) e o PopcornTime mais para ver filmes.

Este é o setup mais simples e rápido que imaginei, e ao fim de quase duas semanas considero-o um sucesso. Ainda para mais quando não sou a única pessoa a utilizá-lo, e os outros utilizadores estão apenas habituados a Windows. Apesar disso, conseguem usar tudo com a mesma facilidade (ou até mais) com que usam os sistemas operativos a que estão habituados.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *