geekices, software livre

Raspberry Pi poderá receber drivers gráficos livres

O Raspberry Pi é um mini-computador que tem um custo de produção reduzido e isso reflete-se no consumidor. Ele tem sido bastante procurado por entusiastas, dada a sua natureza hacker-friendly. Sem grandes complicações, qualquer pessoa consegue ter um mediacenter barato graças a este dispositivo ou implementar qualquer outro projecto.

No entanto, embora tenha muitas vantagens, o Raspberry Pi tinha um problema. O driver do GPU é proprietário, e curiosamente é o GPU que trata do processo inicial do arranque. Para a maioria das pessoas isto pode não trazer grande constrangimento, mas para o público alvo era um ponto negativo.

Felizmente, isso deverá mudar em breve. Não se sabe, no entanto, se pela mão da Broadcom, se pela mão da comunidade. Bem, nem é ainda certo que esse driver livre vá aparecer. Contudo, o site Phoronix anunciou que ele vai surgir nos próximos tempos.

Esperemos que este rumor seja verdadeiro. Isso significaria melhor performance, mas também que o servidor X (o que trata das coisas relacionadas com o interface gráfico) iria ter aceleração por hardware. Vamos aguardar para ver.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *