geekices

Síndrome de cólon irritável ligado a crescimento excessivo de bactérias

A síndrome do cólon irritável, uma maleita de que sofro e que consegue impor algumas limitações à minha vida, parece estar relacionada com o crescimento excessivo de bactérias no intestino.

A ligação entre estes organismos e a síndrome foi descoberta graças a um estudo do hospital norte-americano Cedars-Sinai. De acordo com o director da instituição e um dos participantes da investigação, Mark Pimentel, a presença excessiva de bactérias origina uma quantidade excessiva de metano no intestino, causando a sintomatologia habitual.

Este estudo contou com a participação de mais de 320 pessoas, a quem foi recolhida uma amostra de intestino. Nos pacientes com síndrome do cólon irritável, mais de 1/3 também mostrou crescimento excessivo de bactérias, ao passo que menos de 10% das pessoas sem a síndrome mostraram o mesmo aumento.

Uma solução eficaz para esta síndrome, de acordo com Mark Pimentel, é o rifaximin, uma antibiótico que é absorvido apenas pelo intestino. Pelo que consegui descobrir, não é comercializado em Portugal.

via Science Blog

4 thoughts on “Síndrome de cólon irritável ligado a crescimento excessivo de bactérias

  1. David says:

    Eu tenho a impressão que também sofro desta doença. Mas o caricato é que além disto também sofro de ansiedade social, ou seja, é uma combinação interessante.
    Obrigado pela informação.

  2. Carla Oliveira says:

    sofro dessa síndrome, se alguém souber se já existe esse medicamento em Portugal me avisem por favor. obrigado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *