geekices

uBlock bloqueia acesso ao SourceForge

O zombie chamado SourceForce, que outrora foi um dos maiores repositórios online de software livre, está cada vez mais próximo da “extinção”. A plataforma começou a definhar em 2012 e agora parece cada vez mais estar num ponto sem retorno.

Desde que foi vendido, o SourceForge tem-se visto envolvido nalgumas situações polémicas e vários projetos já o abandonaram ou estão em vias de o abandonar. Um dos mais populares foi o GIMP, em 2013, devido a preocupações com a publicidade usada no site. Seguiu-se uma build para Windows desta aplicação, porque os responsáveis pelo site incluíam um instalador para o programa que injeta adware nos computadores dos utilizadores.

Estes não são casos únicos. O Nmap , VLC e Notepad++ deixaram de utilizar o SourceForge devido a receio de uma situação semelhante à do GIMP para Windows.

A mais recente machadada no morto-vivo que é o SourceForge foi dada pelo bloqueador de publicidade que uso, o uBlock Origin. Esta extensão passou a incluir uma regra para bloquear o acesso a este site.

Não sei dizer em que dia os filtros do uBlock Origin passaram a bloquear o acesso ao SourceForge, nem qual dos filtros tem a regra, mas na semana passada conseguia aceder ao site e hoje já não.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *