política

Relação entre os custos das PPPs e os partidos no poder?

Apesar de já ter escrito aqui que não pretendo tornar este blog em mais um de política, não posso deixar de passar a oportunidade de partilhar um gráfico que mostra uma relação entre os custos das PPP e os partidos no poder. A imagem, vi-a no blog Aventar, num post da autoria de Jorge Fliscorno.

gráfico

Se atentarem ao gráfico, os períodos de maior aumento da despesa das PPPs ocorrem quando o executivo no poder é o Partido Socialista. Quererá isto dizer que o PS é o maior causador de despesa relacionada com PPPs? Com estes dados apenas, não me parece justo fazer essa avaliação. É necessária mais informação para tirar quaisquer ilações.

Outro dado interessante da imagem é a intenção de voto atual do portugueses, onde o PS ganha com 31%, seguido do PSD com 24%. Dados perigosos e graves estes, que mostram que os portugueses têm vários problemas de memória política e rapidamente esquecem quem os ajudou a chegar a esta situação. Não nos esqueçamos que os governos têm oscilado entre PS e PSD nas últimas décadas, e que o país se vem afundando desde então. Ambos foram e são os timoneiros do barco à deriva chamado Portugal. É por isto que é importante procurar alternativas a estes dois partidos e à atual atuação política nacional. O Congresso Democrático das Alternativas apresenta-se como uma solução de debate nessa procura e, por isso, recomendo a vossa comparência.

4 thoughts on “Relação entre os custos das PPPs e os partidos no poder?

  1. nuno says:

    com já te tinha dito a culpa disto tudo é dos portugueses TODOS, adoramos obra gratis e votamos em que a faz, o futuro é só amanha.
    Autoestrada gratiz = voto.

    agora a conta chegou… “não quero saber nada disso a culpa é dos politicos que me fizeram a vontade”

    • Bruno Miguel says:

      A culpa dos portugueses é: andar há mais de 30 anos a escolher sempre a mesma merda, mas com cheiro (cores partidárias) diferentes. Aí, reconheço a culpa, minha e de todos nós. No entanto, não reconheço qualquer culpa a mim, a ti ou a outro cidadão no buraco das PPPs, a não ser aos decisores que optaram por elas.

  2. « Quererá isto dizer que o PS é o maior causador de despesa relacionada com PPPs? »

    Contribuiu com uma boa parcela mas está longe de ser o único causador de despesa. Há a ter em conta as renegociações de contratos, as quais, veja-se só, ainda agravaram mais a conta do estado. O livro de Carlos Moreno «Como o Estado Gasta o Nosso Dinheiro» é uma leitura muito elucidativa.

    Caso tenha interesse, disponibilizei a folha de cálculo que deu origem ao gráfico em causa neste endereço. Contem uma listagem extensa das concessões analisadas, dos valores em causa e partidos.

    • Bruno Miguel says:

      Obrigado pela disponibilização do ficheiro. 🙂 Assim que me for possível, vou analisar o conteúdo por forma a perceber melhor um dos maiores causadores do nosso buraco financeiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *