software livre

Lollypop, um doce de leitor

O projeto GNOME tem mantido o Rhythmbox como leitor de música padrão há vários anos, mas recentemente começaram a desenvolver o GNOME Music para substituir o anterior. Este novo leitor integra-se melhor com o gestor de desktop, mantendo o interface mais simples comum às novas aplicações GNOME.

A simplicidade do GNOME Music também faz com que fique aquém das funcionalidades do Rhythmbox, apesar de ganhar aos pontos no look e facilidade de utilização.

O Lollypop, desenvolvido por Cédric Bellegarde, oferece um equilíbrio entre estes dois leitores, juntando várias funcionalidades a um interface semelhante ao GNOME Music.

Este leitor integra-se com a Wikipedia e o Last.fm para mostrar a informação sobre o artista ou banda que estão a ouvir; descarrega a capa dos álbuns do Last.fm, Itunes e Spotify; suporta vários formatos; sincroniza a vossa colecção com dispositivos móveis através de MTP (ex.: smartphones Android); entre outras funcionalidades.

O melhor para mim, no entanto, é o suporte para rádios online, já que atualmente só ouço música através de streaming. As rádios podem ser adicionadas manualmente ou podem usar a integração com o TuneIn para as adicionar.

A aplicação pode ser compilada ou podem recorrer a um dos pacotes disponibilizados para vários sistemas operativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *