Num notícia que surpreende zero pessoas, voltei a mudar o tema do blog. Até agora, usava um fork que criei do Paper e a que chamei Paperino Diddly. A inspiração para o trocadilho com o nome é, como já deves ter percebido (se não percebeste, tens de pensar seriamente no que andas a fazer com a tua vida), o Ned Flanders. O tema está tanto no Github como no Codeberg, se quiseres usá-lo e/ou dar-lhe uma vista de olhos.

O Paperino Diddly tem vários pontos positivos, como a classificação de 100% que consegue no PageSpeed e GTmetrix, o aspeto minimalista e o suporte para imagens de destaque nos posts e páginas. Por outro lado, falta-lhe coisas “básicas” como pesquisa e que se estavam a revelar mais complicadas e mentalmente exigentes de implementar do que pensei inicialmente.

O tema novo é o PaperMod, com algumas alterações para acomodar os conteúdos existentes. Este tema é muito mais completo e permite manter o aspeto minimalista out-of-the-box. Infelizmente ainda não consegui obter classificações de 100% no PageSpeed e no GTmetrix com ele, mas estou a trabalhar nisso quando tenho energia mental para o fazer.

A mudança de tema foi também uma desculpa oportunidade para implementar a palete de cores Catppuccin. Parte das cores são as originais da palete; outras, são versões mais saturadas das padrão, o que faz com que tenham mais destaque e impacto visual.

O código-fonte está online. Desta vez, ao invés de criar um fork, decidi usar o original como submódulo git e implementar as alterações na raiz do site. O Hugo suporta isto, o que é ótimo pois permite-me usar as minhas alterações em cima da última versão do PaperMod.

A implementação do tema é muito recente, por isso é possível que encontres algumas inconsistências e erros. Se encontrares, diz-me alguma coisa no Twitter, para que possa corrigir os bugs.

A imagem deste post é da autoria de Tadeusz Lakota e foi publicada no Unsplash. A licença está disponível no site.