Quando criei o Userrepository, tinha dois objetivos em mente: evitar compilar os pacotes que usava do AUR e poder contribuir com algo. A lista inicial era, por isso, bastante pequena e pouco mais tinha que os pacotes que eu usava.

Durante os primeiros meses de vida, isso foi suficientes. Entretanto, comecei a receber pedidos ocasionais de pacotes e, por isso, decidi que iria começar a adicionar mais, até mesmo coisas que eu sabia que não iria usar mas que poderiam ser úteis para outras pessoas. O número de pacotes começou a crescer aos poucos, removi as poucas aplicações proprietárias que tinha (como o Spotify, por exemplo), e reescrevi o script que gere o processo de compilação e adição dos pacotes na base de dados do repositório.

Em pouco tempo, passei a disponibilizar 100 pacotes; depois 200; 300; 400… O número foi aumentando gradualmente, assim como o tráfego. A 29 de Outubro de 2021 atingi finalmente um marco importante na vida deste projeto: 1000 pacotes. O meu objetivo era conseguir chegar a este número até ao final de Dezembro desse ano, por isso foi bastante gratificante tê-lo conseguido um pouco antes. Confesso que fiquei bastante orgulhoso.

Atingido um objetivo, era altura de outro: 1500 pacotes. Este marco está quase ao virar da esquina. Enquanto escrevo este post, tenho 1470 pacotes disponíveis para instalação. Há de tudo para todos os gostos: leitores de música, tipos de letra, gestores de janelas, browsers, temas para ambientes gráficos, ícones, gestores de tarefas, gestores de passwords, aplicações para fazer download de vídeos, duas mãos cheias de utilitários para fazeres a gestão do sistema… Bem, há mesmo muita coisa disponível para instalares. Se quiseres ver a lista completa de pacotes, visita o site ou, caso já tenhas o repositório ativo, corre o seguinte comando: pacman -Sl userrepository.

Não foi só o número de pacotes que aumentou. Desde que criei o repositório, o tráfego tem vindo a crescer progressivamente. O que começou com menos de 5GB mensais está agora nos 53.24GB, de acordo com as estatísticas da Cloudflare que acabei de ver.

Estes números deixam-me inchado de orgulho e com uma vontade renovada de continuar o projeto.

A imagem deste post é da autoria de Estée Janssens e foi publicada no Unsplash. A licença está disponível no site.