Uma das coisas que gosto de encontrar online é pequenos utilitários. Podem ser daqueles que permitem fazer coisas bastante úteis ou sem grande utilidade, não importa.

Eu não os procuro ativamente: vão-me aparecendo nas redes sociais, como no Fediverso ou no Twitter, ou então no Reddit. Neste último, admito que subscrevo uns subreddits onde costumam ser partilhadas aplicações destas, algumas delas bastante interessantes. O /r/commandline é um desses subreddits.

A minha mais recente descoberta, com pouco mais de uma hora, é o Artem. Este utilitário para o terminal converte imagens para ascii. A imagem de destaque deste post é uma foto minha convertida para ascii e serve para mostrar o que é possível com esta aplicação. Sim, eu sei, estou com uma barba sexy como o caraças. Infelizmente, agora está só com metade do comprimento.

A utilidade não é muita, assim à partida, mas é engraçado de usar e, quiçá, pode ser integrado com outras aplicações e/ou scripts. Por exemplo, o meu display manager é o emptty e corre num TTY. Ele é maravilhosamente rápido e permite algumas configurações fixes como, por exemplo, usar um motd antes de apresentar as opções de login. Atualmente uso um ascii do Homer Simpson, mas poderia facilmente criar um script ou um serviço para o systemd e fazer uso do Artem para o ir mudando de tempos a tempos.

O mesmo é possível para o motd do ssh. As possibilidades são, à partida, poucas.

Isto tudo só para poder publicar um post sobre esta aplicação que me despertou interesse. Subscreve a feed para receberes mais conteúdos destes sem interesse. ☺️