A última vez que atualizei este blog foi há pouco mais de 2 meses. Como não quero que ele fiquei muito tempo sem conteúdo novo, decidi escrever este post, uma dica útil para quem usa o Plasma Desktop e headphones Bluetooth, e quer ver a percentagem de bateria na applet.

Esta dica aplica-se a EndeavourOS, Arch Linux e outras distribuições baseadas em Arch. Noutras, o path do ficheiro pode ser diferente, por isso terás de ter isso em consideração se pretenderes replicá-a no teu sistema. Para além disso, se usares uma distribuição com outro init system, como o runit, também terás de ter isso em consideração.

Ativar a visualização da bateria de headphones Bluetooth no Plasma é simples. Abre o ficheiro /usr/lib/systemd/system/bluetooth.service com o teu editor de texto preferido e, na linha ExecStart=/usr/lib/bluetooth/bluetoothd, adiciona --experimental à frente.

Exemplo:

sudo micro /usr/lib/systemd/system/bluetooth.service
[Unit]
Description=Bluetooth service
Documentation=man:bluetoothd(8)
ConditionPathIsDirectory=/sys/class/bluetooth

[Service]
Type=dbus
BusName=org.bluez
ExecStart=/usr/lib/bluetooth/bluetoothd --experimental
NotifyAccess=main
#WatchdogSec=10
#Restart=on-failure
CapabilityBoundingSet=CAP_NET_ADMIN CAP_NET_BIND_SERVICE
LimitNPROC=1
ProtectHome=true
ProtectSystem=full

[Install]
WantedBy=bluetooth.target
Alias=dbus-org.bluez.service

Posto isto, necessitas de reiniciar o serviço do bluetooth com o comando sudo systemctl restart bluetooth, sair da sessão atual do Plasma e fazer login novamente.

Queres ver como fica antes de adicionar a flag? Vê o tweet que publiquei sobre isto.

https://twitter.com/brunomiguel/status/1484344633509306368

foto do Unsplash