Hoje, graças a ela, que tentou ver um vídeo do Miguel Sousa Tavares no site da TVI24, apercebi-me que as páginas com vídeos daquele endereço mostravam o spam do Nónio. “Estranho”, pensei eu. “Isto devia estar bloqueado”.

Uma análise inicial levou-me a pensar que o culpado era um script relacionado com o leitor de vídeo que utilizam, devido à presença da palavra-chave nonio no código. Isto acabou por se revelar errado.

Depois de uma nova vista de olhos nos scripts, o que está relacionado com a barra IOL pareceu-me ser o “gato escondido com o rabo de fora”. E era. Quase… Na verdade era só o rabo. Ao bloquear esse script, os vídeos não eram mostrados; a popup do Nónio também não aparecia mas invalidava o acesso ao vídeo.

Quando olhei para o conteúdo dele, apercebi-me que também invoca outros ficheiros javascript. Um deles, o cdn.iol.pt/BarraIOL/dist/main.js, também contém várias menções àquele incómodo irritante no código fonte.

Bingo! É aquele sacana.

Depois de descoberto, fiz novo commit no repositório e adicionei um bloqueio ao elemento visual relacionado com o spam do Nónio, just in case.

Para teres a última versão, força a atualização das listas no adblocker que usas ou aguarda pela atualização automática.