Correndo o risco de parecer o Professor Farnsworth, da série Futurama: Good news, everyone! Um grupo de astrónomos confirmou a presença de vapor de água na atmosfera de um exoplaneta conhecido como K2-18b.

O K2-18b foi detetado em 2015 pela Kepler e está a 111 anos-luz do nosso planeta. Ele é classificado como uma super-Terra, isto é, tem uma massa superior à do nosso planeta mas inferior à de planetas como Neptuno.

Apesar de ter uma órbita muito próxima da sua estrela, está dentro daquela que é considerada a zona habitável, uma vez que a estrela que orbita é uma anã vermelha. Isto, juntamente com a deteção de vapor de água na sua atmosfera e um potencial intervalo de temperaturas à superfície idêntico ao do nosso planeta, torna-o o primeiro candidato fora do nosso sistema solar a poder albergar vida como a conhecemos.

Os dados foram recolhidos, com recurso ao telescópio Hubble, entre 2015 e 2018, e confirmados por duas equipas distintas. Certamente ainda serão necessários mais uns anos para se obterem dados mais precisos. Confirmando-se a habitabilidade do planeta, compro bilhete de ida.

via National Geographic, imagem por ESA/Hubble, M. Kornmesser