Há umas semanas, já não sei precisar exatamente quando, criei uma conta na Oracle Cloud para usar os recursos gratuitos que oferecem. Queria explorar melhor algumas ferramentas e como não tenho um portátil com hardware potente, esta pareceu-me uma excelente alternativa.

O primeiro passo foi explorar a plataforma, o interface hediondo e confuso que eles têm, e a capacidade das máquinas virtuais a correr em servidores da Ampere Computing. Nesta fase, criei uma pequena máquina virtual sem ter nada específico em mente, mas deparei-me com dificuldades quando mudei a porta do daemon do SSH. Dei voltas e voltas no interface administrativo da plataforma, mas não consegui encontrar o local para abrir a porta de que precisava. Só ao fim de alguns dias é que lá encontrei a opção, escondida no meio de tantas outras, onde posso definir as portas que quero abertas para as máquinas virtuais.

Assim que este obstáculo foi ultrapassado, criei uma máquina virtual Arm-based para alojar uma instância do Gitea e outra do Whoogle. O Gitea é uma software forge para Git, semelhante ao Github e ao Gitlab. O Whoogle é um motor de busca que serve de frontend para o Google, sem expor o utilizador ao tracking que ele faz.

A instância do Gitea está disponível no endereço git.brunomiguel.net. O intuito é pessoal, ou seja, não é possível criar uma conta lá. Posso abrir uma exceção se tiver um pedido razoável, já que não tenho muito espaço em disco disponível, mas este pedido tem de ser bem fundamentado. Se precisares de uma software forge para alojar os teus repositórios Git, recomendo-te o Codeberg; eu estou a usá-lo como mirror dos meus repositórios Git. Já de agora, o Codeberg também utiliza o Gitea.

A do Whoogle está no endereço search.brunomiguel.net. Como já o usava no meu portátil, achei por bem disponibilizar este motor de busca a qualquer pessoa que quer os resultados do Google Search, mas sem o tracking. Se quiseres adicionar este motor de busca ao teu browser, basta clicares com o botão direito do rato em cima da barra de endereço e clicar na opção para adicionar.

Vais reparar, caso já conheças o Whoogle. que as cores são diferentes do original. Eu gosto da palete de cores Catppuccin, por isso usei-a para personalizar as cores da aplicação e torná-la menos cansativa à vista. Tenho de ver se arranjo energia para fazer algo idêntico com o Gitea.

O próximo passo deverá ser colocar um pastebin online, caso consiga encontrar um que não permita a criação de contas - para além da minha, claro está - e deixe criar conteúdos efémeros a utilizadores anónimos. O ideal até seria algo idêntico ao Github Gist. Tenho de ver e analisar que opções de código aberto existem.