Atualização: cancelaram o TV Fest

Primeiro, peço imensa desculpa pelo título populista, mas fez-me rir. Já me disseram que eu só gosto de humor parvo. Confirmo que é verdade. ;)

Segundo, que raio de disparate é este do Ministério da Cultura? Vão pagar um milhão de euros, numa parceria com a RTP a que chamaram TV Fest, para o canal exibir, durante um mês, hora e meia de atuações de artistas portugueses. Neste programa, os artistas que atuam num dia nomeiam os artistas do próximo, de acordo com o que é noticiado n’O Público.

Vejo nisto alguns problemas.

O primeiro é que o dinheiro faz mais falta no investimento de material para as unidades e profissionais de saúde públicas. Estamos com uma pandemia e tal…

O segundo é que já temos o Youtube, Spotify, Deezer, Apple Music e tantos outros para ouvir música; o Youtube até deixa ver concertos e fazer a transmissão ao vivo. Mind blowing, não é?

O terceiro é que vários artistas já estavam a dar concertos ao vivo no Instagram. Mas aqui não ganhavam dinheiro, não é…!?

O quarto é que, ao serem os artistas a nomear quem atua no programa seguinte, provavelmente vamos ver os do costume, para não falar do risco potencial de artistas ligados a uma editora só nomearem artistas ligados à mesma editora. Tudo bem que os técnicos e restante staff que acompanha os músicos também está abrangido. E os pequenos artistas, como as bandas dos bailaricos, quem os apoia? O ganha pão destes últimos está em risco porque não deverá haver festas tão depressa.

Não interpretem isto como estar contra o apoio às artes. Nada disso. Acho bem que se apoiem, até porque vários profissionais da área são trabalhadores independentes. Mas esta ideia do Ministério da Cultura parece ser deitar dinheiro fora. E se é para isso, eu aceito-o de bom grado. Como sou educado, até digo obrigado.