Como coloco o interface como o do Tweetdeck?

Clica em ‘Editar perfil > Preferências > Aspeto’. Aí, coloca o visto em ‘Ativar interface web avançada’. Com isto, o interface passa a ter várias colunas.

Como ativar o interface web avançado

Quero adicionar mais colunas ao interface avançado. Como faço?

Só é possível, pelo menos para já, adicionar colunas para hashtags, listas e as restantes opções que aparecem na coluna ‘Primeiros passos’. Há duas exceções a isto, que são as opções ‘Explorar’ e ‘Seguidores pendentes’.

Para que qualquer uma das opções possível de ter em coluna apareça dessa forma, clica nela e, na coluna onde ela aparecer, vais ter um botão no canto superior direito com uns sliders. Ao clicares nesse botão, surge um bloco abaixo com a opção ‘Fixar’. Basta clicar em fixar e está feito.

Como adicionar mais colunas ao interface web avançado
Como adicionar mais colunas ao interface web avançado

Dá para seguir mais que uma hashtag numa coluna?

Para seguires mais do que uma hashtag numa única coluna, primeiro tens de fixar uma das hashtags que pretendes seguir, conforme os passos acima. Feito isso, clicas novamente no botão com os sliders, que está no canto direito dessa coluna, ativas a opção ‘Incluir etiquetas adicionais para esta coluna’ e preenches os campos conforme o que pretendes. Tens ainda a opção de te mostrar essas hashtags para a tua instância e não de todas as instâncias federadas.

Como adicionar mais hashtags a coluna do interface web avançado

Como posso escrever um perfil para a minha conta?

Vai a ‘Editar perfil > Perfil > Aspeto’ e preenche a caixa de texto definida para a ‘Biografia’.

Quero ignorar palavras, como o posso fazer?

Esta também é feita na edição do perfil: ‘Editar perfil > Filtros’.

Posso editar as minhas publicações?

Sim e não. O Masto.pt é uma instância do Fediverso que corre versões estáveis do Mastodon e a funcionalidade de edição só está disponível através da branch main do repositório git da plataforma, ou seja, ainda não há versão estável com suporte para isso. Podes, no entanto, usar a opção ‘Apagar & reescrever’, disponível no botão representado por três pontos abaixo da publicação.

A versão 4.x do Mastodon deverá ter essa funcionalidade incluída. Não sei é quando é que ficará disponível.

Como editar publicações