O que é o Fediverso?

O Fediverso é um conjunto de plataformas, chamadas de instâncias, que comunicam entre si utilizando protocolos abertos e isso permite que as elas comuniquem entre si como parte de uma federação de instâncias cooperantes. Quando escolhes uma instância, não ficas limitado a interagir com os utilizadores dela. Se tiveres conta no Masto.pt, consegues interagir com os utilizadores do Pleroma.pt, Mastodon.social, etc.

Uma analogia simples para explicar isto é o email. Independentemente da plataforma de email que escolheres, podes comunicar com utilizadores de outras plataformas graças à utilização de protocolos abertos como SMTP, IMAP e POP. Seria estúpido se não pudesses enviar emails para pessoas que não usam a mesma plataforma que tu, não seria? Os protocolos abertos são importantíssimos para isto.

Que plataformas existem?

Existe uma mão cheia de plataformas. E não é muitas… E não são poucas. Não é? Bastantes. Algumas, como o Mastodon ou o Pleroma, são análogas ao Twitter e focadas no microblogging; outras, como o Pixelfed, são análogas ao Flickr e Instagram e focadas em fotos. Há ainda plataformas viradas para vídeos, blogging, partilha de ficheiros, etc.

A Wikipédia tem uma lista bastante completa de plataformas e dos seus propósitos, se quiseres aprofundar o teu conhecimento das opções existentes.

O que é isso de federado?

Uma explicação simples para a federação é a que se segue.

Plataformas diferentes podem ter propósitos diferentes, no entanto elas conseguem interagir entre si de uma forma ou de outra. Por exemplo, se usares o Mastodon, consegues seguir contas do Pixelfed. Uma é focada no microblogging e a outra em fotografia, no entanto cada uma delas permite seguir utilizadores da outra e interagir com eles. Isto é possível, como já referi acima, graças aos protocolos abertos.

Como escolho uma instância?

Tudo depende do que pretendes. Algumas instâncias são temáticas, outras mais genéricas, outras ainda direcionadas para públicos específicos. Se quiseres ver uma lista das opções que tens disponíveis, organizada por categorias, recomendo-te esta.

Não te esqueças: independentemente da instância que escolhas, podes seguir utilizadores de outras instâncias e interagir com eles.

Quais são as regras?

Cada instância costuma ter uma lista de regras para consulta. Há instâncias em que, por exemplo, só te é permitido publicar conteúdo em inglês. Contudo, há um conjunto de regras que são transversais à maioria:

  • não tenhas comportamentos discriminatórios;
  • não sejas uma besta;
  • respeita os outros;
  • interage.

Se não respeitares as regras da instância onde tens conta, vais acabar com a conta bloqueada.


Espero que esta explicação breve do conceito de Fediverso te seja útil enquanto dás os teus primeiros passos nele. Também te recomendo a leitura deste artigo que D3 (Defesa dos Direitos Digitais) publicou sobre este tema. Se me quiseres encontrar por lá, estou no Masto.pt e no Pixelfed.social.

A imagem deste post é da autoria de Imke Senst e Mike Kuketz e foi publicada sob a licença CC-BY-SA-4.0.