Há alguns meses que não atualizava a minha lista de bloqueio, para adblockers, à merda do Nónio. Ela não me estava a dar problemas, por isso não senti necessidade de a rever.

No dia 21 de junho, no entanto, um dos developers do uBlock Origin abriu um bug por causa dos tipos de regras usadas, bug esse que está relacionado com outro reportado no repositório deste adblocker. TL;DR: estava a misturar filtros estáticos com regras dinâmicas.

Enquanto corrigia o problema, aproveitei por fazer duas pequenas atualizações na lista. A primeira, sugerida num comentário do bug report, é a remoção d’O Público da lista, uma vez que já não faz parte da rede Nónio.

A outra alteração foi a remoção do domínio windows.net da lista, uma vez que o MEO GO está a usar este domínio para algum tipo de validação relacionado com o Widevine e os utilizadores da minha lista não vão conseguir utilizar o serviço da MEO se a tiverem ativa. Dá sempre para permitir este domínio quando se visita o site do MEO GO, mas para isso têm que primeiro detetar o problema e mais vale facilitar a vida aos utilizadores do que os fazer andar atrás do problema.

Para terem a nova versão da lista basta aguardarem pela atualização automática, que acontece a cada 3 horas. Se quiserem acelerar o processo, podem sempre forçar a atualização dentro das opções do uBlock Origin.

Se não sabes o que é o Nónio, este site, criado pelo @tomahock, explica o que é e porque é mau.