A procura de uma ferramenta que me permita organizar notas, pensamentos rápidos, estudos, links, etc, de uma forma acessível e facilmente pesquisável é algo que faço há mais tempo do que quero admitir. Testei uma imensidão de aplicações durante esse tempo mas nunca nenhuma encaixou bem no que pretendia. Dois dos grandes problemas das ferramentas que testei eram a falta de interligação entre os conteúdos inseridos e a facilidade com que esses mesmos conteúdos ficavam esquecidos no “fundo do arquivo”.

Há umas semanas, encontrei uma aplicação, chamada Logseq, que pareceu ter tudo o que pretendia e ainda mais. O problema é que, como a encontrei numa fase em que andava mais lixado que o normal, acabei por adiar os testes e eventualmente esquecer-me. Entretanto, o Pedro Fonseca, depois de um retweet a uma notícia sobre a aplicação, ficou interessado em usá-la e eu aproveitei o balanço, já que não estava tão mal como nas semanas antes, e meti-me a inserir conteúdo para a testar.

Depois de a usar uns dias e ver uns vídeos recomendados pelo Pedro, só tenho coisas boas a dizer sobre o Logseq. A forma como se organiza e interliga a informação é extraordinária; a possibilidade de criar templates para diferentes tipos de conteúdos é impagável; poder ligar uma parte de um bloco de uma página a outra página é de uma utilidade imensa. E isto é só a ponta do icebergue no que toca ao potencial e versatilidade do Logseq.

Se procuras uma ferramenta para organizar informação e aceder facilmente a ela, usa o Logseq. A única coisa de que te vais arrepender é de não a usares há mais tempo! 😉