O Github é o de facto standart para alojar repositórios Git e o serviço que tenho usado até agora. No entanto, desde que a Microsoft adquiriu a plataforma em 2018 tenho ponderado se valerá a pena mudar para outro serviço idêntico e mais Free Software friendly. Esta noite, aproveitei o facto de não conseguir dormir para finalmente testar uma alternativa: o Codeberg.

O Codeberg é como o Github, um serviço para alojar repositórios Git, com funcionalidades muito idênticas, mas assenta numa base comunitária. Uma das poucas diferenças é a falta de Actions no Codeberg; por outro lado, o Codeberg permite usar uma wiki externa em alternativa à que é criada em cada repositório e o Github não.

Como as diferenças entre eles são de funcionalidades de que não faço uso, repliquei alguns repositórios do Github para lá. Os repositórios são:

Durante os próximos meses vou testar o serviço. Se tudo correr bem, replicarei os restantes repositórios para o Codeberg, mantendo o Github pelo menos numa fase inicial.

A imagem deste post é um screenshot da minha atividade no Codeberg e está disponível sob a licença Creative Commons (CC-BY-SA-4.0)