Há mais ou menos um mês que substitui o Unbound pelo AdGuardHome como DNS resolver no meu portátil. O Unbound funciona excecionalmente bem, é muito eficiente na utilização dos poucos recursos de que necessita e pode ser configurado para uma enormidade de tipos de redes. Apesar destas capacidades todas - e não são poucas, diga-se de passagem - falta-lhe bloqueio nativo de trackers e anúncios. Há algumas ferramentas third-party que podes usar, mas…

É aqui que o AdGuardHome entra. Esta aplicação fica aquém da capacidade de configuração do Unbound, o que não é necessariamente uma desvantagem numa rede doméstica, mas compensa isso com suporte nativo para bloqueio de anúncios e trackers. É como ter um adblocker fora do browser, disponível para todas as aplicações do sistema.

Desde que utilizo esta aplicação, só tive de adicionar uma exceção para o goatcounter às listas de bloqueio. Sem essa exceção, não consigo ver as estatísticas do blog. De resto, não foi necessário mais nada.

Eu uso o software como resolver local, como mencionei no primeiro parágrafo. Numa SoC, por exemplo, daria para fazer coisas bem mais interessantes. Algumas dessas possibilidades são usar o AdGuardHome também como servidor DHCP para todos os equipamentos ligados ao router, bloquear o acesso de um dispositivo a um ou mais sites enquanto permite que os outros acedam normalmente, ou bloquear o acesso a uma lista pré-definida de sites em todos os dispositivos.

O AdGuardHome é software livre e está disponível para vários sistemas operativos, como Linux, FreeBSD, OpenBSD e Android. Até sistemas operativos inferiores, como Windows e macOS, são suportados. Para além disso, arquiteturas como MIPS e Arm também são suportadas nalgumas configurações.

Queres fazer o download? Visita o repositório da aplicação no Github e descarrega o ficheiro para o teu sistema operativo.