No post anterior, expliquei muito sucintamente como instalar o AdGuardHome. O processo é assim tão simples quanto parece e a utilização de recursos é surpreendentemente reduzida.

Após a conclusão da instalação a aplicação, podes pretender ter mais listas de bloqueio ativas que a lista padrão. No momento de escrita deste post, são vinte e quatro as listas incluídas, desde listas para bloquear tracking a listas para bloquear malware. Para adicionares uma ou mais, deves ir Filters > DNS blocklists, carregar no botão Add blocklist e, na modal box que aparece, optar por uma das seguintes opções:

  • Choose from list se quiseres usar uma ou mais listas incluídas;
  • Add custom list para adicionares uma lista externa.

Para adicionares a minha lista Antinónio adaptada ao AdGuardHome, o botão a pressionar é Add custom list. Depois inseres o nome e o link direto para o ficheiro: https://raw.githubusercontent.com/brunomiguel/antinonio/master/antinonio-adguard.txt

Nalgumas situações, como a utilização do software numa VPS aberta ao mundo, obriga a pelo menos mais dois passos extra: obtenção de um certificado SSL e inserção do mesmo no AdGuardHome. O mais simples nesta situação é usar um certificado da Let’s Encrypt, como é explicado na wiki do projeto.

A imagem deste post é um screenshot da minha configuração de listas do AdGuardHome e está disponível sob a licença Creative Commons (CC-BY-SA-4.0)